Em vão procuramos a verdadeira felicidade fora de
    nós, se não possuímos a sua fonte dentro de nós.

 

 

 


Faça de conta que você é um gerente

De RH de uma grande empresa. Um de seus recrutadores acaba de deixar a seguinte ficha de avaliação sobre sua mesa.

NOME: Moisés
FILIAÇÃO: (Não conheceu os pais, que o abandonaram junto a um rio. Foi criado por uma família rica.  Acabou abandonado de forma abrupta a casa dos pais adotivos.)

ESCOLARIDADE: parece ter tido algum tipo de educação formal, porque é bastante articulado.
MBA: nenhum CURSOS DE NEGOCIAÇÃO: nenhum
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: tem girado pelo mercado, o que indica dificuldade de ficar por muito tempo no mesmo lugar.

E-mail: não usa computador; afirma que o seu forte é a palavra falada no contato direto com o interlocutor.

APARÊNCIA: pouco asseada; usa uma barba longa e desgrenhada.

Se você fosse um profissional de RH padrão, o máximo que o Moisés arranjaria na sua corporação seria uma posição de ascensorista ou porteiro - e, ainda assim,desde que raspasse a barba  e prometesse tomar banho todo dia.E, no entanto,veja só o que a ficha de avaliação do seu recrutador não apontou e, portanto você desconsiderou:

- Moisés negociou com o faraó  a libertação dos Israelitas-600.000 homens, mais mulheres e crianças- da escravidão do Egito.
- Conduziu e alimentou essas pessoas no deserto por 40 anos, treinado-as para vencer batalhas.

- delegou autoridade e poder para os chefes das tribos
- Contribuiu enormemente para a divulgação do nome e das doutrinas de um deus que, com o passar dos anos, veio a se tornar líder no mercado de fiéis.

Preparou seu sucessor, Josué para continuar seu trabalho de construção da nação de Israel. Sabendo disso, e não sendo um gerente de RH padrão, você dificilmente teria dúvidas quanto ao fato de estar diante de um profissional apto para ser o principal executivo da sua companhia. A alegoria que criei tenta mostrar o quanto o radar das empresas pode ser falho na hora de rastrear talentos no mercado.

Você dirá: "Moisés não vale. Ele teve apoio e patrocínio do Homem". Bem, se você, como Moisés, acredita em Deus, tem o direito a ter o mesmo apoio concedido a ele.Deus, como é bom e justo, não negaria a um filho o que dá a outro.Agora, se você não acredita em Deus, tem de admitir que Moisés fez tudo  aquilo com o suor do seu próprio rosto,  sem qualquer apoio divino. Em suma: dezenas de séculos antes do advento de Peter Drucker ou David Ogilvy, Moisés consegui ser o maior administrador e o maior publicitário da História. Claro que Moisés não sabia navegar na web. E muito menos falar inglês fluentemente.Mas que executivo digital ou guru de gestão saberia negociar com o faraó  a libertação da força de trabalho escrava que era a base da economia egípcia? Ou conduzir a pé , sem jatinhos  coffee breaks , um povo faminto pelo Deserto?

Eis o ponto: Moisés tinha a substância. Coisa que a maioria das empresas não enxerga porque foca sua busca no domínio da ferramentas, em alguém que reproduza a imagem que a empresa vão se olhar no espelho. Um novo cenário corporativo no novo milênio só se consolidará se asa organizações;e as pessoas que as compõe; mudarem seu procedimento e seu ângulo de visão. Essa mudança começa pelos recursos humanos. Na prática, a maioria dos departamentos de RH opera assim :há uma moldura rígida, chamada de "perfil desejado " e só entra na empresa quem passar por ela.Só que, com mundialização e digitalização da economia, as relações serão cada vez mais um a um, ou seja, cada individual  terá de ser tomado, analisado e incentivado como um ser único.

Um batalhão de clones de gel e gravata pensando da mesma forma, portanto, não é mais garantia de lucro.Especialmente  quando essa política fasta um Moisés. ë preciso rever as políticas de RH. E preparar melhor os recrutadores para procurar - e achar -  a essência de um profissional, o talento e a base instalada que poderá aplicar com qualquer ferramenta que a empresa lhe fornecer.

2235

www.rivalcir.com.br
www.rivalcir.com

 
 

 

 
 
 

     Receba mensagens em seu e-mail.  Um amigo em algum lugar... .. 
    vai lembrar de você em um momento muito especial.  
Faça o cadastro gratuito  click aqui 






.

   Fale Conosco

 Copyright© 1996/2007 -  Rivalcir  Liberato - Todos os direitos reservados. 
11 anos CAMINHANDO com você!      

Webmaster

.