Mensagens ocultas  Mensagem
para você
 Frases &
Pensamentos

Índice das
mensagens

 Mensagem
do dia 

 


A consciência tranqüila é o melhor remédio contra insônia.

               HOME

 


O Bem recompensado

Numa tarde quente de um forte verão, transpirando demasiadamente e com muita sede, bateu à porta de uma casa humilde um pobre moço que vendia livros, a fim de se manter nos estudos. Queria oferecer alguns dos livros que levava. Veio atendê-lo uma mocinha com ares ingênuos, porém muito educada, atenciosa e meiga.

- Minha mãe não está em casa. Foi à cidade fazer uma pequena compra, mas não creio que pudesse comprar qualquer livro, o que é uma pena...
- Está bem, garota. Mas será que você poderia me dar um copo d'água?

- Oh, sim, claro que posso. Temos água bem fresquinha, mas o senhor não prefere um copo de leite frio?
- E como prefiro, filha. Não terei tempo de tomar qualquer refeição antes da primeira aula, que terá início daqui a uma hora. Portanto, se isso não for muito trabalhoso, eu bem que aceito com muito prazer!

- Nenhum trabalho... Minha mãe nos tem ensinado a tratar bem as pessoas.
Dizendo isto, a mocinha foi à copa buscar o leite que o pobre estudante sorveu avidamente, já pela sede e já pela fome. Depois desse dia, muitos anos se passaram. A garota cresceu e se tornou uma moça respeitável, simpática e dedicada. Num quarto de hospital, entretanto, certo dia a jovem estava em observação e convalescendo de séria enfermidade.

- Amanhã você terá alta - disse-lhe a enfermeira naquela tarde. - O médico lhe dará alta nesta noite ou logo de manhãzinha. Terá de continuar com o repouso e usando os medicamentos por mais duas semanas, mas é possível fazer tudo isso em sua própria casa. Gostou da notícia?

- Gostei muito! Há tantos dias venho esperando por isto, mas estou seriamente preocupada com a conta do hospital. Onde vou conseguir os recursos necessários para pagá-la? Não tenho dúvidas que será alta, e tudo o que temos representa o mínimo...

- Não fique assim tão angustiada. Toda essa tensão lhe fará mal, creia. Vou à tesouraria verificar a conta e volto já com a informação, mas fique calma, por favor.

Dentro de aproximadamente um quarto de hora retornou a enfermeira, trazendo a conta numa das mãos.

- Minha vida! - exclamou a moça antes de examinar o papel. - O que será de mim para liquidar esse débito?
A essa altura a enfermeira a tranqüiliza e, após a verificação da conta, ela aponta uma frase que o médico havia escrito na parte inferior da conta, com a sua própria letra:
"Tudo está pago por um copo de leite que foi oferecido a um pobre estudante, numa tarde quente de verão."

Essa foi a grande recompensa por uma bonita ação praticada. :-)

 

1015                 

 
 
 
     
 

 

 

   

 E-mail

Copyright© 1996/2007    -   11 anos navegando com você  -   Todos os direitos reservados Voltar