Faça coisas simples de forma simples.

 

 

 


Vitória antecipada não existe

 

Na Grécia antiga, Atenas não era uma cidade de guerreiros, como Esparta. Mas  quando os persas invadiram a Grécia no ano 490 a.C, entrando pelas planícies de Maratona, os atenienses tiveram que defender sozinhos o seu país. Um soldado de nome Filípides correu mais de 200 quilômetros até Esparta, mas voltou de lá com a notícia de que os espartanos estavam em uma data religiosa e não poderiam sair da cidade.

Tudo indicava que seria uma vitória fácil do poderoso exército persa, mas as tropas de Atenas surpreenderam os persas usando táticas engenhosas e venceram os inimigos. Estes, no entanto, mesmo derrotados, seguiram para o sul, onde planejavam novo ataque antes que os gregos chegassem.

Então Filípides, por ordem de seu comandante, correu 40 quilômetros de Maratona até Atenas em três horas, para dar a notícia da vitória na batalha e avisar sobre o novo ataque. Estava tão cansado que morreu assim que chegou à cidade, mas conseguiu avisar seus conterrâneos, que expulsaram os persas. Essa história, que conta as origens das atuais maratonas, mostra algo muito importante para nossa vida pessoal e profissional: não existe vitória antecipada.
 

Os persas, favoritos, perderam para os atenienses, o “time B” da Grécia em matéria de guerra. E o exemplo de “time B” lembra a recente vitória da seleção brasileira de futebol sobre a Argentina, na final da Copa América. No finalzinho dos três minutos de desconto, quando o jogo parecia perdido, uma jogada genial do atacante Adriano levou o Brasil à disputa em pênaltis. Nervosos, os argentinos perderam as duas primeiras cobranças e o time brasileiro chegou à vitória sem errar nenhum chute.

 

Exemplos assim não têm faltado. A desacreditada seleção de futebol da Grécia derrotou a seleção portuguesa de Felipão, jogando em Lisboa, e sagrou-se campeã da Europa. O desconhecido time colombiano Once Caldas derrotou o Boca Juniors e vai representar a América do Sul no mundial de clubes em Tóquio. A esguia tenista russa Maria Sharapova, de apenas 17 anos, venceu a marombada superstar norte-americana, Serena Williams, no torneio de Wimbledon.

 

Como essas “zebras” tornaram-se possíveis? A palavra-chave é “superação”. Ir além dos seus próprios limites. Não se acomodar. Quem achar que já está bom o suficiente será “rifado” pelo mercado competitivo que exige de todos a renovação e o aprimoramento constantes. Cada nova Olimpíada supera os recordes das anteriores. Todos sabemos que o preparo é essencial, para entrarmos em campo em condições de vender. Mas isso não garante a vitória. Os vencedores são aqueles que colocam o entusiasmo em suas ações. Entusiasmo é uma energia poderosa que existe dentro de cada um de nós. Vamos colocar mais entusiasmo em tudo o que fizermos, e chegaremos lá!

 

Prof. Gretz

www.rivalcir.com.br
www.rivalcir.com

 
 

 

 
 
 

     Receba mensagens em seu e-mail.  Um amigo em algum lugar... .. 
    vai lembrar de você em um momento muito especial.  
Faça o cadastro gratuito  click aqui 






.

   Fale Conosco

Copyright© 1996/2007 - 11 anos navegando com você  - direitos reservados.

Webmaster

.