"A liberdade é defendida com discursos
e atacada com metralhadoras."

 

 

 


Ser Amigo

Você costuma ouvir seus amigos com atenção? Ou é daqueles que se aproxima deles quando precisa de alguém para lhe ouvir as reclamações? O depoimento a seguir pode ser útil para nossas reflexões. É de alguém que não havia pensado nisso e resolveu contar sua história.

Era cerca de 11 horas da noite, e eu estava tranqüilo em casa, quando recebi o telefonema de um amigo muito querido. Seu telefonema me deixou feliz e, a primeira coisa que ele me perguntou foi:
- "como você está?"
E, sem saber porque, eu lhe respondi:
- "muito só..."
- "Você quer conversar?", perguntou.
- "Eu respondi que sim".
- "Você quer que eu vá até a sua casa?"
Respondi que "sim" novamente...

Ele desligou o telefone e em menos de quinze minutos lá estava ele tocando a campainha. Eu comecei falando, por horas, de meu trabalho, minha família, minha namorada, meus problemas e dúvidas e ele, atento, me escutava sempre. Naquele dia eu estava muito cansado mentalmente e, a sua companhia me fez muito bem.

Além do mais, do começo ao fim ele me escutou, me apoiou e me aconselhou. Assim, quando ele notou que eu estava melhor, disse: - "bom, agora preciso ir trabalhar..." Surpreso, eu lhe disse: - "amigo, porque não me disse antes que teria que ir trabalhar? Veja que horas são! Você não conseguiu dormir nenhum pouco, eu roubei seu tempo por toda a noite."
Ele sorriu e me disse: - "não tem problema, para isso existem os amigos!"

Ao ouvir isso fiquei feliz em saber que podia contar com um amigo assim. Acompanhei-o até à porta e, quando ele caminhava até o seu carro eu gritei: - "Hei!... Amigo! Porque você me telefonou tão tarde? O que você queria?"
Ele voltou e me disse com voz baixa: - "é que queria lhe dar uma notícia..."
E eu perguntei: - "o que aconteceu?"
Ele falou: - "fui ao médico e ele me disse que meus dias estão contados, tenho um tumor no cérebro. Não poderei operar. É maligno. Assim, só posso esperar..."
Naquele momento fiquei mudo. Ele sorriu e disse: - "tenha um bom dia amigo!" Entrou no carro e se foi...
Precisei de um bom tempo para assimilar a situação e, até hoje me pergunto: - "por que quando ele me perguntou como eu estava, eu me esqueci dele, e só falei de mim?"
"Como ele teve força para sorrir, me escutar e dizer tudo o que disse?"
Desde aquele dia a minha vida mudou... Deixei de dar tanto valor aos meus problemas e de me preocupar somente comigo.
Agora, aproveito o meu tempo para estar mais perto das pessoas que amo, perguntar como elas estão e me interessar mais por elas, sem esperar nada em troca.
Tento sentir mais profundamente aqueles que estão a minha volta e aqueles que passam por minha vida...
 
Os amigos verdadeiros às vezes relevam as nossas atitudes egoístas, mas vale a pena cuidar com carinho dessas jóias que Deus coloca em nosso caminho. Afinal, conservar um amigo com afeto e atenção, é sempre uma grande virtude.

www.rivalcir.com.br
www.rivalcir.com

 
 

 

 
 
 

     Receba mensagens em seu e-mail.  Um amigo em algum lugar... .. 
    vai lembrar de você em um momento muito especial.  
Faça o cadastro gratuito  click aqui 






.

   Fale Conosco

Copyright© 1996/2007 - 11 anos navegando com você  - direitos reservados.

Webmaster

.