"O perdão conferido aos maus torna cúmplices
os que lho deram."  (Marquês de Maricá)


 

 

 








 


 

 


                OUVIR O CORAÇÃO

"Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande mestre, com o objetivo de prepará-lo para ser um grande administrador. Quando o príncipe chegou no templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, e recebeu a tarefa de descrever os sons da floresta.

Retornando ao templo, após um ano, o mestre pediu para descrever  os sons de tudo aquilo que conseguira ouvir.
Disse o príncipe:

- Mestre, pude ouvir o canto dos cucos, o roçar das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o ruído  do vento cortando os céus.
Ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe retornasse  novamente à floresta para ouvir tudo o mais que fosse possível.

Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu a ordem do mestre, pensando:  - Mas eu já não distingui todos os sons da floresta? Dias e noites permaneceu sozinho na floresta ouvindo, ouvindo, ouvindo...  mas não conseguiu distinguir nada de novo além dos sons já mencionados, anteriormente, ao mestre.

Então, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferente de tudo que ouvira antes. Quanto mais atenção prestava, mais claro os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz.
Pensou:

- Esses devem ser os sons que o mestre queria que eu ouvisse. E sem pressa, continuou ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria ter a certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir.

Pacientemente e respeitosamente, o príncipe disse:
- Mestre, quando prestei mais atenção, pude ouvir o inaudível som das  flores se abrindo, o som do Sol aquecendo a Terra, da grama bebendo  o orvalho da manhã.

O mestre, sorrindo, acenou a cabeça em sinal de aprovação. E disse: - Ouvir o inaudível é ter a disciplina para se tornar um grande homem. "É quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos  mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas.

Um grande homem pode inspirar confiança ao seu povo, entender o que está certo ou errado, entender as reais necessidades dos cidadãos. A morte de um país começa quando seus líderes ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem mergulhar a fundo na alma das pessoas para ouvir seus sentimentos, desejos e opiniões reais.

É preciso, portanto, ouvir o lado inaudível da realidade, o lado não mensurado, o lado humano."               
         

www.rivalcir.com
        

 

   Frases &   
  Provérbios 

 


 

 
 


 

Mande para
 um amigo   

Receba mensagens em seu e-mail.  Um amigo em algum lugar...
    vai lembrar de você em um momento muito especial.  
Faça o cadastro gratuito 

 

Copyright@ 1996/2010- 14 anos - Navegando com você - Rivalcir Liberato  

 

 

Os textos  são recebidos de colaboradores ou retirados da internet . Muitos  não constam autoria.
Se algum  seja seu, ou conheça o autor  nos comunique que colocaremos os crédito devido e de direito