Mensagens ocultas  Mensagem
para você
 Frases &
Pensamentos

Índice das
mensagens

 Mensagem
do dia 

Roteiro
do site
 

O seu coração está onde está o seu tesouro. E seu tesouro 
precisa ser encontrado - para que tudo possa fazer sentido.

 

A inteligência da velhinha
 
Há vários séculos acontecera um grande cerco à cidade de Carcassona, na França. Já não havia mais o que se comer. Desesperado, o prefeito reuniu o povo para falar a respeito da inevitável rendição, porque as provisões se acabaram. Uma velhinha esquelética e mal vestida gritou em protesto:

- Nunca! Isso não. Não é hora para desânimo. Siga a minha orientação e verá como o inimigo nos deixará logo. Salvemos a cidade e as nossas vidas!
Vendo-a tão convicta, o prefeito decidiu atendê-la.
- Traga-me uma vaca, antes de mais nada - ordenou a velhinha, decidida.
- Não ha mais vacas, todas já foram sacrificadas - exclamou o prefeito.

A velha insistiu. Os soldados e o povo saíram vasculhando a cidade, até que encontraram uma escondida num estábulo e a trouxeram.
- Agora preciso de um grande caldeirão de comida consistente - disse ela.
Novo protesto e nova insistência, até que a exigência foi cumprida, e a vaca comeu toda a comida. Depois disso, a velhinha ordenou à sentinela que abrisse o portão e impelisse a vaca para fora. 

Vendo a vaca, os inimigos conduziram-na ao acampamento e lá começaram as ponderações desanimadoras, até decidirem matar o animal para terem carne abundante. Quando, depois de morto, o abriram, ficaram espantados ao ver que em seu estômago havia variedade de cereais. 
Ao saber do fato, o comandante, perdendo totalmente a esperança de uma vitória através do cerco, falou:

- Se o povo dessa cidade ainda tem tanto alimento estocado, ao ponto de oferecê-lo até aos animais, não será para tão cedo a sua rendição. É bastante provável que aqui no acampamento a gente passe fome antes deles... Pensei que já estivessem famintos, mas me enganei. 

A prova está que eles não comeram a vaca. 
Devem ter provisão em abundância!
Foi assim que naquela mesma noite, desanimado, o comandante reuniu os soldados com seus oficiais e votaram deixar o acampamento e abandonar a idéia de persistir no cerco. E dessa maneira a cidade de Carcassona ficou novamente livre e independente. 

O povo, feliz com a saída inteligente da velhinha, carregou-a em triunfo num desfile e decidiram sustentá-la de forma digna e confortável pelo resto dos seus dias. Ela salvou a cidade, ao ponderar com inteligência sobre a situação e depois solucionar com astúcia e perspicácia o problema angustiante do povo.


Maktub
1549
 
 
 
 

Receba mensagens em seu e-mail.  Um amigo em algum lugar... vai lembrar
de você 
em um momento muito especial...faça o cadastro gratuito  click aqui 

 
 

 

 

Os textos são recebidos de colaboradores  ou retirados da internet  e alguns  não constam
autoria e caso seja seu ou conheça o autor colocaremos os credito de direito.

 

 E-mail

Copyright© 1996/2007    -  Rivalcir Liberato Navegando com você -   Todos os direitos reservados Voltar