Mensagens ocultas  Mensagem
para você
 Frases &
Pensamentos

Índice das
mensagens

Mensagem
do dia 

Roteiro
do Site

 

A felicidade é um hóspede discreto do qual só se 
constata que ele existe quando está de partida.

 
 


Como manter seu cérebro  vivo

Até 1998, considerava-se que novas  células cerebrais (os neurônios) não seriam geradas nos adultos, hipótese  refutada por cientistas americanos e suecos. Também descobriu-se que o declínio  mental das pessoas com a idade não advém da morte das células nervosas, mas,  principalmente, da redução do número e da complexidade dos dendritos  (prolongamentos dos neurônios, como se fossem anteninhas por onde chegam as  informações).

A Neuróbica baseia-se nas conclusões de pesquisas mais  recentes, nas quais foi comprovado que neurônios velhos podem desenvolver  dendritos para compensar as perdas com a idade. Para isso, é necessário utilizar  de forma plena os 5 sentidos através de atividades não rotineiras. Por exemplo,  ao ser apresentado para alguém: normalmente, guardamos na memória parte de sua aparência física e talvez o nome. Se não encontrá-la novamente em breve, poderá  ter esquecido tudo isso. Mas, se você utilizar seus outros sentidos além da  visão para conhecê-lo: o cheiro, timbre da voz, sensação da mão, gestos, etc.  você estará fazendo neuróbica, associando uma série de informações sensoriais.  Se você se esquecer do nome, terá ainda várias outras informações para se  lembrar daquela pessoa.

" A Neuróbica tem como objetivo  ajudá-lo a manter um nível permanente de capacidade, força e flexibilidade  mental na medida que vai ficando mais velho."
A rotina é realizada através dos  mesmos circuitos cerebrais, não ativando novos circuitos, os quais vão se  perdendo com o envelhecimento (caso não sejam realizados exercícios cerebrais).

Dentre os 5 sentidos, o olfato é o mais importante em relação à ativação da memória, pois se relaciona diretamente com o hipocampo (centro da formação da  memória e mapas mentais) e com o sistema límbico: processamento de emoções.  Assim, o aroma de pão fresco, café ou de uma flor nos desperta emoções que  estimulam a memória para diversos acontecimentos de nossa vida.

O fato  de uma memória envolver emoções, a leva a ser arquivada com maior probabilidade  na memória de longo prazo, fato utilizado pela Neuróbica. Mas, como fazer os  exercícios?

Aí vão alguns exercícios cerebrais propostos pelo Dr. Katz  em seu livro. Escolha 1 ou 2 e os faça ao começar e ao terminar do dia, não  repetindo-os por muito tempo para que não se tornem rotineiros:

1. Ao  acordar, cheire uma essência de aroma diferente por 1 semana: eucalipto, limão,  alecrim, baunilha, etc. Feche o frasco e o abra novamente depois de tomar o  banho e se vestir.
2. Tome banho de chuveiro com os olhos fechados e  todas as precauções para não cair ou se machucar. Tome consciência da textura e  temperatura da água, sabão, de sua pele, etc.

3. Escove os dentes com a  outra mão. Se a sua mão dominante for a direita, escove os dentes com a esquerda  e vice-versa.
4. Troque de mão também ao pentear o cabelo, abotoar as  roupas, comer, usar o controle remoto.

5. Mude suas atividades de  rotina: vista-se depois do café, ligue a TV num programa que nunca viu; leve o  cachorro para passear por um novo caminho.
6. Quando for tomar banho,  use uma série de estímulos sensoriais: óleos aromáticos para o banho, sabonetes  perfumados, esponjas, escovas, toalhas macias, creme hidratante.

7. Leia  textos em voz alta para seu parceiro;


1700
Maktub

 
 
 
 

Receba mensagens em seu e-mail. Um amigo em algum lugar... vai lembrar
de você 
em um momento muito especial...faça o cadastro gratuito  click aqui 

 
 

 

 

Os textos recebidos ou retirados da internet que não constem autoria e
caso seja seu ou conheça o autor colocaremos o crédito de direito.

 

 E-mail

Copyright© 1996/2007    -  Rivalcir Liberato -  Navegando com você -  Todos os direitos reservados Voltar