É a entrega à relação que produz o fenômeno mágico, e é a
capacidade mágica que nos leva a ser pequenos deuses.
 
(Luis Pellegrini)

 
 


Seus objetivos longe dos caranguejos

Existe um tipo de caranguejo que não pode ser pego - é ágil e inteligente o suficiente para sair de qualquer armadilha de caranguejo. E ainda assim, estes caranguejos são pegos aos milhares todo dia, graças a uma particular característica humana que eles possuem.

A armadilha é uma gaiola de arame com um buraco no alto. Uma isca é colocada no fundo da gaiola e a gaiola é colocada debaixo d'água. Um caranguejo se adianta, entra na gaiola e começa a mastigar a isca. Um segundo caranguejo junta-se a ele. Um terceiro... Banquete para caranguejo. Yummm. Eventualmente, porém, toda a isca se foi.

Os caranguejos poderiam facilmente subir pelo lado da gaiola e sair pelo buraco, mas eles não o fazem. Eles ficam na gaiola. Outros e outros caranguejos vêm e juntam-se eles - muito depois da isca ter acabado.

Se um dos caranguejos percebe que não existe nenhuma razão para ficar na armadilha e tenta partir, os outros caranguejos unem-se contra ele e o param. Eles repetidamente o puxarão do lado da gaiola. Se ele persiste, os outros arrancarão suas garras para impedir o alpinismo. Se ele ainda persistir, eles o matarão.

Os caranguejos - por força da maioria - ficam juntos na gaiola. A gaiola é arrastada e é hora do jantar no cais.
A diferença principal entre estes caranguejos e os humanos é que estes caranguejos vivem na água e os humanos na terra.
Qualquer um que tem um sonho - um que poderia coloca-lo fora do que ele percebesse ser uma armadilha - tem que melhor se precaver com os habitantes das mesmas categorias de armadilha.

Os caranguejos humanos normalmente não usam força física - embora eles certamente não a descartam. Eles geralmente não precisam disto. Eles têm métodos mais efetivos à mão e na boca - insinuação, dúvida, ridicularização, irritação, escárnio, sarcasmo, desprezo, zombaria, depreciação, humilhação, insulto, provocação, mentira, calúnia e dúzia de outros não listados em nossas enciclopédias.

O caminho para lidar com tais pessoas é o mesmo método usado pelo caranguejo Jonathon, no livro "Jonathon Joffrey Crab on his clan", que conhecendo os perigos da tentativa de sair da gaiola, disse,
- Ei! Isto é divertido! Que bela reunião de caranguejos! Esperem um pouquinho que eu só vou chamar mais alguns! E ele saiu para a liberdade.

Nossa sugestão: mantenha os caranguejos longe de suas metas.
Bom dia!!!

(Tradução de Sergio Barros do texto de Peter Mc Williams)


2023

Clique aqui para adicionar esta página aos seus FAVORITOS


Receba mensagens em seu e-mail.  Um amigo em algum lugar... vai lembrar de você 
      em um momento muito especial...faça o cadastro gratuito  click aqui 
 



Copyright© 1996/2003  Rivalcir  Liberato. Todos os direito s reservados. 

 

Voltar