"Liberdade é obediência às leis que a pessoa estabeleceu para si própria."

 


Desiderata

Siga tranqüilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem se humilhar, mantenha boas relações com todas as pessoas. Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, pois também eles tem sua própria história.

Evite as pessoas escandalosas e agressivas; elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém superior e alguém inferior a você. Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui. E mesmo sem você perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo seu destino. Desfrute das suas realizações, bem como dos seus planos.

Mantenha-se interessado em sua carreira, ainda que humilde, pois ela é um ganho real na fortuna cambiante do tempo. Tenha cautela nos negócios, pois o mundo está cheio de astúcia; mas não se torne um cético, pois a virtude sempre existirá. Muita gente luta por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroísmos. Seja você mesmo.  Principalmente, não simule afeição, nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude. Alimente a força do espírito, que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários.

Muitos temores nascem do cansaço e da solidão, e, a despeito de uma disciplina rigorosa, seja gentil para consigo mesmo. Portanto, esteja em paz com Deus, como quer que você O conceba. E quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações na fatigante confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma.

Apesar de todas as falsidades, fadigas e desencantos, o mundo ainda é bonito! Seja prudente... Faça tudo para ser feliz!!!


www.rivalcir.com.br
www.rivalcir.com


3374

 
 
 
     
   

 

   

E-mail Copyright© 1996/2007    -  Rivalcir  Liberato  -   Todos os direitos reservados