"A escravidão do negro é a mutilação da liberdade do branco." (Rui Barbosa)

 


Evite a conversa macarrônica

Conversa macarrônica é um termo usado para definir um diálogo que ficou confuso porque os parceiros expressaram os pensamentos do outro, e não os próprios.

É quando cada um fala o que acha que o outro pensa, ou o que acha que o parceiro acha que você pensa... Aí, o diálogo vira uma confusão irremediável!

Para evitar isso, use comentários começados com “eu”, expressando apenas seus próprios pensamentos e sentimentos e fazendo perguntas quando quiser saber alguma coisa a respeito de seu parceiro.

Colocar em palavras o que você acha que seu parceiro pensa não é apenas contraproducente, mas também contagioso, porque as pessoas têm tendência a imitar o estilo de conversar das outras.

Se um dos parceiros fala de um modo invasor, o outro provavelmente fará o mesmo. E, sem perceber, os dois acabam envolvidos numa conversa macarrônica e não conseguem descobrir o que deu errado. Como estavam realmente tentando manter um diálogo construtivo, ficam confusos e irritados um com o outro.

Para evitar esse tipo de situação e as conseqüentes confusões e brigas, não “ache” nada a respeito do que o outro sente ou pensa. Diga o que você sente e pensa e pergunte diretamente o que acontece ao outro.



(Susan Heitler, no livro "A arte do relacionamento")


www.rivalcir.com.br
www.rivalcir.com

 

 
 
 
     
   

 

   

E-mail Copyright© 1996/2007    -  Rivalcir  Liberato  -   Todos os direitos reservados