“Quando nada é certo, tudo é possível.” (Margaret Drabble, escritora)

 


Crie sinergia

A sinergia é a atividade mais dinâmica de toda a vida, o verdadeiro teste e a manifestação de todos os outros hábitos vistos em conjunto. A sinergia é a essência da liderança baseada em princípios. Ela catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas.

Mas, afinal, o que é sinergia? Em uma resposta simples, significa que o todo é maior do que a soma das partes. Ou seja, a relação estabelecida entre as partes é, em si, também uma parte; não apenas é uma parte, mas, sim, a parte mais poderosa, mais unificadora e mais excitante.

O processo criativo é a parte mais terrível, porque você não sabe o que vai acontecer ou aonde chegará. Não sabe quais os perigos e desafios que encontrará pela frente. Para se ter espírito de aventura, de descoberta e criatividade, é preciso contar com um bocado de segurança interna.

Sem dúvida, você precisará deixar o conforto de sua casa e enfrentar a imensidão do desconhecido, totalmente novo, para tornar-se um pioneiro, um descobridor. Abrir novas possibilidades, novos territórios, novos continentes, para que os outros possam segui-lo.

A sinergia está em toda parte, na natureza. Se você colocar duas plantas lado a lado, as raízes se misturam e melhoram a qualidade do solo, de modo que as duas plantas crescem melhor do que se estivessem separavas.

Se você coloca duas pessoas de madeira juntas, elas agüentarão muito mais do que o peso suportado por cada uma individualmente. Enfim, o todo é maior do que a soma das partes. Nesse caso, um mais um é igual a três.

O desafio disso tudo está em aplicar os princípios de cooperação criativa, aprendidos na natureza, em nossas relações sociais; e a vida familiar nos fornece muitas oportunidades para observar e praticar a sinergia. A essência da sinergia é valorizar as diferenças respeitá-las. Investir nos pontos fortes e compensar as fraquezas.


(Stephen R. Covey, em "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")
 

www.rivalcir.com.br
www.rivalcir.com


3425

 
 
 
     
   

 

   

E-mail Copyright© 1996/2007    -  Rivalcir  Liberato  -   Todos os direitos reservados